GARANTIAS PARA LOCAÇÃO NA CONNECTION IMÓVEIS

Como a maior parte dos negócios, a locação de um imóvel também envolve riscos que precisam ser cobertos por garantias contratuais. Afinal, o locador precisa se cercar de segurança, para o caso do locatário não cumprir com as obrigações assumidas em contrato.

Nesse sentido, existem as garantias locatícias, que se destinam a assegurar que o proprietário do imóvel não terá prejuízo, caso o inquilino deixe de pagar os aluguéis.

Entenda com a leitura desse artigo como o título de capitalização para aluguel cumpre essa função.

As garantias locatícias

De acordo com o a Lei Federal nº 8.245, de 1991, que rege os negócios envolvendo locação de imóveis no Brasil, o locador pode exigir em contrato uma das modalidades de garantia locatícia que o mercado reconhece.

Os principais tipos de garantia para aluguel de imóveis

Fiador não é a única modalidade de garantia para aluguel de imóveis; conheça as principais modalidades de garantias locatícias disponíveis

Ao alugar um imóvel, o inquilino deve fornecer garantias para o proprietário. A mais conhecida e popular delas no Brasil é o fiador: uma pessoa com imóvel próprio que põe seu imóvel como garantia do contrato de aluguel.

Caso o inquilino fique inadimplente, será o fiador o responsável pelo pagamento, sob o risco de ter seu imóvel penhorado para honrar o compromisso.

Mas essa não é a única modalidade de garantia locatícia que existe. Cada vez mais proprietários aceitam garantias alternativas, o que facilita a vida do inquilino que não tem fiador.

Conheça os principais tipos de garantia para alugar o seu imóvel na CONNECTION IMÓVEIS:

Fiador

O fiador é uma pessoa com imóvel já quitado que aceita colocá-lo como garantia de um contrato de aluguel. A sua renda mensal precisa ser equivalente a quatros vezes o valor do aluguel, no mínimo.

Nos contratos garantidos por fiador, são exigidas comprovações de renda não só do inquilino como também dos fiadores, bem como a documentação do imóvel posto em garantia. Toda a documentação precisa ser analisada e aprovada antes de assinado o contrato.

A Connection Imóveis aceita fiadores de outros estados, facilitando o processo de locação do imóvel.

Poderá a Imobiliária e o exigir novo fiador ou substituição da modalidade de garantia, nos seguintes casos:

Morte do fiador;

Ausência, interdição, falência ou insolvência do fiador, declaradas judicialmente;

Alienação ou gravação dos bens imóveis do fiador ou sua mudança endereço sem comunicação;

Exoneração do fiador;

Prorrogação da locação por prazo indeterminado, sendo a fiança ajustada por prazo certo;

Desaparecimento dos bens móveis;

Desapropriação ou alienação do imóvel.

Seguro fiança

O seguro fiança, também chamado seguro aluguel, deve ser contratado junto a uma seguradora. Neste caso a Connection Imóveis é assessorada pela Corretora CSI Seguros, que trabalha com as principais companhias de Seguro do Mercado, a qual dará todo o suporte para o locatário.

Essa modalidade de garantia tem se tornado mais popular nos últimos anos e é uma das mais seguras para os proprietários e locatários. Este seguro envolve menos burocracia e dispensa o trabalho de encontrar um fiador.

O seguro fiança é pago mensalmente pelo locatário e pode cobrir até todos os 30 meses de aluguel, prazo geralmente adotado nos contratos de locação no Brasil. É possível incluir inclusive custos como condomínio e IPTU na cobertura. Assim, se o inquilino ficar inadimplente, o seguro paga os aluguéis até o fim do contrato.

Do ponto de vista do inquilino, essa garantia é ótima para quem não tem fiador. Já do ponto de vista do proprietário, o seguro fiança garante o pagamento integral dos aluguéis devidos, além de envolver menos burocracia que o fiador.

Em média o Seguro Fiança acresce de 10% a 15% sobre o valor do aluguel.

Depósito caução ou garantia de aluguel

O depósito caução ou garantia de aluguel é o depósito em dinheiro feito pelo inquilino em uma conta poupança, equivalente a três meses de aluguel.

Ao final do contrato, se o locatário optar por deixar o imóvel, os valores devem ser restituídos junto com os rendimentos da aplicação.

Trata-se do procedimento menos burocrático e mais vantajoso para o inquilino, pois ele recobra o dinheiro depositado com correção monetária. Se houver algum débito pendente, o locador poderá descontar do valor a ser restituído.

Obs.: A aprovação dessa modalidade de garantia depende da aprovação cadastral do locatário e da validação expressa do proprietário do imóvel.

 Título de capitalização para aluguel

Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização e que garantem ao adquirente o acúmulo de determinado capital ao longo de um período.

O título de capitalização para aluguel é, portanto, uma modalidade de título criada para dar garantias aos contratos de locação. Contudo, para que determinado título assuma essa função na forma da lei é necessário que ele tenha finalidade específica para dar garantias sobre aluguéis.

O funcionamento é bastante simples e desburocratizado. Basta o inquilino procurar uma empresa que emite títulos de capitalização para aluguel e fazer a aquisição. O custo do título é variável, em função do valor da caução exigida.

Em geral, o valor se situa entre seis e 12 vezes o preço do aluguel mensal, com mínimo de R$ 2 mil.

Caso o inquilino se torne inadimplente, o título poderá ser resgatado pelo proprietário do imóvel, garantindo assim o ressarcimento dos prejuízos que ele tiver.

O título de capitalização para aluguel oferece vantagens que justificam considera-lo como uma boa opção. Afinal, para contratar essa garantia locatícia não é preciso comprovar renda e a contratação é rápida e bastante simples, com renovação automática, geralmente a cada 12 meses.

Vale ainda considerar que, caso o inquilino mantenha os aluguéis em dia, no final da vigência, ele receberá com correção o valor que pagou na contratação. Ainda, é interessante observar que o título pode ser adquirido por terceiros, que poderão resgatá-lo no final da vigência.

Essa pode ser uma boa solução para quem não consegue apresentar um fiador e também para quem tem como recorrer a terceiros que não estejam dispostos a assumir a caução, mas se disponham a adquirir um título.

Carta-fiança é opção de garantia para funcionários

Empresas em parceria com a CONNECTION IMÓVEIS podem facilitar a locação do imóvel com ajuda da carta-fiança.

A falta do fiador parece ser um empecilho para quem deseja alugar um imóvel. Para amenizar, bancos e empresas privadas oferecem alternativas de garantia. São instituições especializadas no ramo ou que simplesmente facilitam o crédito a seus funcionários oferecendo, em parceria com a CONNECTION IMÓVEIS, a carta-fiança locatícia.

Grandes empresas já dispõem desta opção a seus colaboradores, que chegam na imobiliária convictos do tipo de garantia que optarão para a locação do imóvel.

O valor da carta-fiança locatícia é calculado pelas regras da imobiliária, conforme o imóvel em negociação.

O inquilino, pessoa física ou jurídica, deve verificar a disponibilidade de acesso à carta-fiança locatícia na empresa onde trabalha, ou escolher outra instituição que lhe dará o crédito. Depois da aprovação, basta apresentar a minuta da carta-fiança à CONNECTION IMÓVEIS, incluindo a documentação regular para análise cadastral (CPF, RG, comprovante de residência, três últimos contra-cheques, declaração de Imposto de Renda e carteira de trabalho).